top of page

24 de março - Dia Mundial de Combate à Tuberculose



Nos últimos anos observamos um aumento no número dos casos de Tuberculose. No mundo, esse número chegou a cerca de 10,6 milhões de pessoas que adoeceram, com mais de 1,3 milhão de óbitos anuais.

No Brasil a notificação de casos novos aumentou nos últimos anos, mais de 80 mil casos novos (cerca de 37 casos por 100.000 habitantes) e registro de cerca de 5,8 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Em Santa Catarina, no ano 2022, foram notificados mais de 2.266 casos novos de tuberculose, o que revela uma incidência de 30,9 casos por 100 mil habitantes, nos últimos 10 anos nossos índices eram menores que 28 por 100 mil.

É uma doença infectocontagiosa, transmitida por via aérea, que acomete principalmente os pulmões, podendo afetar outros órgãos. Os sintomas mais frequentes: Tosse por 3 semanas ou mais, Febre vespertina, Sudorese noturna e Emagrecimento.

O país assumiu compromisso de eliminar a tuberculose por meio do “Plano Brasil livre da tuberculose”, publicado em 2017. O plano visa alcançar um coeficiente de incidência para menos de 10 casos por 100 mil habitantes (hoje 37/100.000 habitantes) e reduzir o número de óbitos pela doença para menos de 230 ao ano, até 2035.

No dia mundial de combate à Tuberculose (24/03) lembramos a importância do nosso papel na:

- Avaliação dos contatos de pessoas com tuberculose e acesso a exames para diagnóstico e tratamento da TB latente;

- Identificação precoce da TB doença, com início de tratamento adequado;

- Investigação da possibilidade de doença com resistência para uso de esquemas especiais;

- E o seguimento adequado dos doentes em tratamento para evitar o abandono.

A realidade hoje é que observamos um aumento dos casos, com pacientes necessitando de internações, muitas vezes em UTI, com desfechos de óbitos ou sequelas que levarão para o resto de suas vidas, por uma doença com alto índice de cura quando adequadamente diagnosticadas e tratadas, podemos modificar essa história.

Pelo fim da Tuberculose!!!



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page