top of page

SBPT realizará Cursos de Atualização em Pneumologia e em Pneumologia Pediátrica (CNAP e CNPED 2023)


A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) realizará o XXII Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) e o IV Curso Nacional de Atualização em Pneumopediatria (CNPED) em abril de 2023, no Rio de Janeiro (RJ).

O CNAP acontecerá de 20 a 22 de abril de 2023 e o CNPED, em 21 e 22 de abril de 2023. Ambos serão presenciais, no Rio Othon Palace, Av. Atlântica, 3264 – Sala Bossa e Sala Copacabana - Copacabana.

Após 30 dias da realização dos cursos, os inscritos terão acesso ao conteúdo on-line. Os participantes do CNAP também poderão acessar o conteúdo on-line do CNPED.

O objetivo principal é discutir dados recentes da literatura médica sobre Pneumologia e Pneumologia Pediátrica: consensos, pesquisas consolidadas e em andamento no último ano.



No programa do CNAP, todos os temas são relevantes e foram cuidadosamente escolhidos, divididos por módulos: Tuberculose; Distúrbios Respiratórios do Sono; Fibrose Cística; Asma; Doenças Intersticiais; Tabagismo; DPOC; Circulação Pulmonar; Função Pulmonar; Radiologia; Doença Ambiental e Ocupacional; Doença Pulmonar Avançada e Doenças Raras; Doenças Pleurais; Oncologia; Ventilação Mecânica e Infecções Respiratórias.


“Teremos as atualizações dos tratamentos da Fibrose Cística com o uso dos moduladores do CTRF, e da Tuberculose Latente, com novos esquemas e durações. A evolução do conhecimento sobre as Doenças Intersticiais justifica a conferência Pneumonite Intersticial Fibrosante Induzida por Microaspiração", pontua a Diretora de Assuntos Científicos da SBPT, Dra. Valéria Maria Augusto.


"Os riscos e o funcionamento do narguilé, que vem sendo utilizado com grande frequência em nosso país, e a DPOC Ocupacional e Ambiental também terão destaque. Como suporte para a nossa atividade de estudos e pesquisa, teremos uma exposição sobre a Qualidade da Evidência pelo Método GRADE. Está imperdível!", complementa a Dra. Valéria.


Já no CNPED, os temas em destaque incluem:

- Uso do cigarro eletrônico entre adolescentes.

- Lisados bacterianos na prevenção da asma.

- Sequelas pulmonares da prematuridade.

- Associações de corticoide e LABA em pediatria.

- Tiotrópio na asma pediátrica.

- Imunobiológicos em asma grave.

- Azitromicina em episódios de sibilância – pró e contra.

- Complicações pulmonares do transplante de medula óssea.

- Bronquiectasias não FC.

- Biologia molecular no diagnóstico etiológico das pneumonias.

- Atualização em tuberculose.

- Pneumonias complicadas.

- Testes de função pulmonar (espirometria, testes de washout e oscilometria).

- Fibrose cística: drogas básicas, novas perspectivas e exacerbações agudas


Fonte:

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia -SBPT, release

www.sbpt.org.br

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page